[img=https://2img.net/r/ihimizer/img300/3903/rcostamontet11hj0.jpg][/url][/img]
Foi ontem em Fafe que teve inicio o Campeonato Open de Ralis com a disputa do Rali de Montelongo organizado pela Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto onde á partida tinha vários inscritos que acabaram por trazer muito espectáculo ao rali.
Foram muitos os projectos novos que apareceram no Rali e muitas as surpresas no final do rali onde os famalicenses Ricardo Costa e Nuno Almeida no Mitsubishi Lancer EVO VI dominaram por completo tudo e todos. Costa atacou muito forte nos troços inicias que lhe deram grande vantagem acabam o rali a gerir sendo então o primeiro líder do Campeonato.
Após nos últimos tempos ser pouca a concorrência Pedro Peres e Tiago Ferreira encontraram um adversário á altura. Peres foi para este rali com um outro Ford Escort Cosworth onde a única diferença são os chassis que o deixam mais fácil de pilotar, mas não foi o suficiente para travar Ricardo Costa, acabando por terminar em 2º da geral.
Luís Mota apostou mais uma vez no Mitsubishi Lancer EVO IV que lhe ofereceu o 3º lugar da geral, já distante do ritmo dos dois primeiros. Mota que foi um dos muitos pilotos que apresentou uma nova decoração vai voltar apostar pela conquista do titulo do Open de Ralis com o Mitsubishi Lancer EVO IV e na fase de terra vai apostar num mais competitivo Mitsubishi Lancer EVO VI.
Em 4º da geral aparece o vencedor dos clássicos, Frederico Ferreira e Octávio Araújo super competitivo Ford Escort RS 1800. A dupla famalicense sai assim de Fafe com a liderança do Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis.
Nuno Pina foi a grande surpresa do Rali de Montelongo com um espectacular 5º lugar final. Acompanhado por Guilherme Pereira a equipa famalicense terminou a duas décimas do 4º lugar. O objectivo que á partida do rali era testar o carro para o Desafio Modelstand acabou num brilhante resultado vencendo entre as duas rodas motrizes dianteiras sendo a primeira vez que o piloto se sentou ao volante do carro.
O Hyundai Coupe Kit-Car que era á partida uma das grandes novidades do Campeonato Open de Ralis de 2009 acabou no 6º lugar que era tripulado por Armindo Neves e João Luz que partiram para este rali muito calmos o que lhes fazem sair de Fafe com grande conhecimento da concorrência que vai encontrar nas próximas provas.
Aníbal Rolo terminou em 8º lugar e em segundo nos clássicos com o Renault 5 Turbo. Rolo tem agora como navegador o seu “rival” do ano passado, José Sousa que é detentor do titulo de Campeão de 2008 nos clássicos passou agora para o lado de Aníbal Rolo.
Em oitavo lugar terminou Paulo Azevedo com um Ford Escort RS MK1 acompanhado por Luís Cavaleiro. O 8º lugar valeu o terceiro lugar entre os clássicos.
Em 9º terminou o belo Ford Puma kit-car de Martinho Ribeiro e Paulo Marques, que se despedem da viatura prometendo voltar com outro verdadeiro carro de ralis. A fechar o “top-ten” ficou Miguel Barroso e Ricardo Faria com o VW Golf G60.
João Ruivo e Alberto Silva no Fiat Stilo Multijet não tiveram a felicidade que tiveram em 2008 quando venceram o rali, o Rali de Montelongo acabou com uma avaria na transmissão e um acidente na PEC 3 em Montim.
Texto:Rallymania.net