José Paulo Fontes tem em 2009 as comemorações do centenário do Clube Sports Madeira, da edição 50 do Rali Vinho Madeira e dos 30 anos de entrada da prova no Europeu da espeialidade. Um programa de comemorações que poderá inciar-se com um concerto ao ar livre... "precisamente nessa zona pedonal da Avenida Arriaga. Vamos aproveitar esse espaço para também marcarmos um pouco a diferença, relativamente à inauguração. Ainda estamos a combinar tudo isso, mas vamos também, e uma vez mais aproveitando esse espaço, para a realização de uma exposição alusiva à história do clube e, especialmente, à história do Rali Vinho Madeira. Nomeadamente uma homenagem à história dos vencedores das diversas edições da prova".
Para além de homenagear os vencedores na forma de exposição há intenção da Comissão Organizadora de fazer deslocar á Madeira os nomes daqueles que fizeram história ao longo de 50 anos de prova "aqueles que for possível trazer, certamente que cá estarão. Mas deixe que lhe acrescente desde já, como uma premissa que foi já acordada, quer pela comissão organizativa da prova, quer pela direcção do Clube Sports Madeira: vivemos tempos muito difíceis e as nossas comemorações vão ser à medida da disponibilidade financeira existente. Sabemos que é muito importante - o centenário do clube e os 50 anos do rali – mas, com a concordância dos meus colegas de direcção, não vamos hipotecar o futuro em nome das comemorações. Nada disso. Vamos sim comemorar na certeza e na realidade do contexto que se vive hoje, clubes, associações e a própria sociedade. Também, ficará para a história que este foi um tempo de dificuldades e que conseguimos fazer umas comemorações dignas da história do clube e da cidade do Funchal. Será tudo muito direccionado para aquilo que pretendemos, para homenagear e prestigiar as pessoas que fizeram a história deste clube".
PEdição de 2009 do Rali Vinho Madeira será muito especial para este dirigente desportivo
"Gostaríamos muito de fazer, dentro da própria competição, uma outra comemoração, na forma de uma pequena prova clássica com alguns dos vencedores de anteriores edições do Rali Vinho Madeira, de preferência com as viaturas, ou idênticas, às que pilotaram nessa altura. Vamos tentar que façam parte do programa e do itinerário da prova. Alguns desses, que se disponibilizem em vir à Madeira, poderão também fazer a abertura do rali. Sei de alguns ex-vencedores, que ainda estão em actividade, que gostariam de vir cá mas para fazer o próprio rali, na sua globalidade. Serão, naturalmente, bem-vindos. Há também a intenção de pilotos madeirenses, com presença assídua em provas no passado, que gostariam de fazer o rali. Vamos pois tentar conciliar tudo isso, com a certeza de que não será fácil. Como já referi existem muitas condicionantes em termos financeiros. Iremos dar todas as facilidades logísticas e de transporte – iremos negociar essas facilidades – para tê-los cá. Agora, não podemos, de forma alguma, estar a fazer pagamentos que coloquem em causa o sector financeiro".
Um dos nomes muito falado por Paulo Fontes é o do bi-campeão mundial de ralis, o espanhol Carlos Sainz...
"...o que, a se confirmar, constituirá uma presença de vulto e tornará a prova ainda mais rica e mediática. De resto, Sainz esteve na Madeira em 1986, não tendo terminado a prova, por via de um incêncio na sua viatura. Na agenda da Comissão Organizadora estão ainda nomes como os de Fabrizio Tabaton, Patrick Snijers e Massimo Biasion, este igualmente bi-campeão do Mundo (1988 e 1989). «Já aconteceram contactos com alguns pilotos e encontramos alguma disponibilidade para cá virem. Mas temos que conciliar a altura da prova com essa disponibilidade e, naturalmente, acautelar a condicionante financeira», conforme confessa Paulo Fontes a propósito da lista pretendida para as comemorações de meio século de existência do Rali Vinho Madeira, no ano que o Sports Madeira completa 100 anos de vida. Uma dupla efeméride que justifica o esforço acrescido dos responsáveis organizativos em colocar na estrada uma prova de luxo".
Tambem os campeões portugueses do passado poderão estar de regresso á região...
"...ex-pilotos como Américo Nunes, o Giovanni Salvi parecem ser de fácil concretização, «dada a proximidade geográfica», mas as ambições já mais vastas e outros nomes, bem sonantes no panorama internacional, deverão deslocar-se também à Região."