Depois de 3 dias de intensa luta, Sebastien Loeb / Daniel Elena mostraram-se superiores na neve da Noruega, garantido o 9º triunfo consecutivo em provas do mundial.
O triunfo da dupla francesa não foi nada fácil, Mikko Hirvonen esteve o tempo todo a exercer forte pressão nos homens da Citroen, mas a verdade é que no final dos três dias foi o carro francês o mais rápido. Depois da táctica falhada para a 2ª etapa, Hirvonen ainda tentou chegar hoje á liderança, mas a vantagem de Loeb permitiu-lhe defender-se. Malcon Wilson estará agora a fazer conta à vida, porque a Noruega era um dos locais onde a Ford mais hipóteses tinha de vencer, e mesmo assim... perdeu.
Jari-Matti Latvala fechou o pódio mostrando-se sempre inferior aos adversários que terminaram à sua frente, mas teve um rali sem erros, o que só por si já é bom. Henning Solberg anseava o pódio, mas a Stobart falhou no set-up do carro e obrigou o piloto norueguês a perder muito e precioso tempo na fase inicial. Mas também desta forma não tirou pontos aos Ford oficiais e ainda deixou Sordo atrás de si. O espanhol queixou-se das notas, mas na verdade Sordo só no asfalto consegue estar a um nível próximo de Loeb, em terra ou neve o seu andamento é bastante inferior, pelo que o 5º lugar é natural.
Petter Solberg começou o seu projecto privado com o 6º lugar, o que é bem positivo tendo em conta que utiliza um carro de 2006. No entanto ao longo da 1ª etapa evidenciou um andamento melhor do que nas duas restantes. Bom andamento teve Matthew Wilson, o filho do homem forte da M-Sport teve auqi um desempenho muito acima do que é normal em si, tendo inclusivé incomodado Petter Solberg. Urmo Aava também andou um bocado apagado, lamentando a falta de confança no carro, conseguindo apesar de tudo registar o primeiro ponto no campeonato.
No PWRC Patrik Sandell deixou bem patente a sua superioridade e principalmente a superioridade do Skoda Fabia S2000. A FIA tem de fazer algo para manter os carros N4 competitivos, porque os S2000 deram um enorme salto competitivo. Temos de aguardar pelos ralios de terra para assistir à confirmação dessa evolução. Eyvind Brynildsen e Martin Prokop ficaram nos lugares seguintes. Armindo Araújo conseguiu um excelente 4º posto numa prova onde o Mitsubishi Lancer Evo IX da Ralliart Italy não deu qualquer problema, esperando que isto signifique o fim da fase negra da carreira do piloto português. O outro português - Bernardo Sousa - ficou-se pela 1ª etapa com problemas de motor na estreia do FIAT Punto S2000.
Texto:madeira-rally.net