Jan Kopecky conseguiu o seu primeiro triunfo no IRC, e aconteceu mesmo em frente do seu publico. Depois de ter andado perto dos triunfos em provas anteriores, na sua terra Kopecky não deu chances e deixou toda a gente a uma distância considerável.
A 2ª etapa viu Loix abandonar devido aos danos causados por um furo, o que o mantém empatado no 3º do campeonato posto com outro desistente: Giandomenico Basso. Com este abandono o líder o campeonato conseguiu o 2º posto que lhe valeu mais 2 pontos para se defender de Kopecky que parece ser a sua principal ameaça. A Skoda só tem prevista uma deslocação a Sanremo, pelo que sem alteração de planos Meeke parece liberto para conseguir o título do IRC.
O lugar mais baixo do pódio ficou nas mãos de Juho Hanninen que, uma vez mais, ficou atrás do seu companheiro de equipa. O finlandês ainda tentou chegar-se a Meeke, mas o britânico respondeu sempre com eficácia até Hanninen sair de estrada e ter de atacar para recuperar o 3º posto perdido para Roman Kresta.
Roman Kresta acabou por ser o 4º classificado, um bom resultado que é também o melhor dos pilotos que não estão na disputa do IRC. Martin Prokop foi 5º numa estreia com o 207 S2000 do BF Goodrich Drivers Team. Vindo do mundial, Prokop mediu forças com os pilotos do IRC e deverá ter ficado com uma noção exacta dos andamentos deste campeonato, o mesmo acontecendoi com Evgeny Novikov que acabou por não terminar o rali devido a problemas no Skoda Fabia S2000.
O 6º lugar acabou por ficar para Pavel Valousek que teve uma 2ª etapa cheia de garra. O checo do Skoda subiu de 11º até ao 6º ao longo das seis classificativas do dia, levando a melhor sobre na guerra entre checos.
Texto e Foto:SportMotores