Desde o Shakedown que Armindo Araújo foi sempre o melhor da Produção e só um problema na caixa de velocidades do Mitsubishi Lancer IX, hoje, ultimo dia, o impediu de uma classificação que bem merecia.
O último dia do Rali de Chipre foi ingrato para Armindo Araújo, que arrancou com 16,5s de vantagem sobre o segundo classificado.
Na especial de abertura, que tinha pouco mais de 30 quilómetros, o piloto português ganhou 0,1s ao seu mais directo rival, mas começou a sentir alguns problemas de caixa de velocidades no Mitsubishi Lancer Evo IX.
Por essa razão, teve algumas cautelas na classificativa mais longa do rali, com mais de 40 quilómetros, até porque o carro estava a fazer alguns barulhos preocupantes. Perdeu mais de 30 segundos e caiu para o segundo lugar, posição que conseguiu manter depois no derradeiro troço do dia.
No final Armindo Araújo consegue o melhor resultado de sempre no PWRC, segundo, ao que junta um excelente 10º lugar da geral, também o melhor da carreira mundialista, e sobe ao segundo posto do campeonato com 13 pontos, a sete do líder Patrick Sandell.
A luta pela vitória durou praticamente até ao final, mas Armindo Araújo optou na especial longa por não correr riscos, até porque “o carro estava a dar sinais de desgaste e problemas ao nível da caixa de velocidades, pelo que o objectivo passou a ser chegar ao fim. Sabia que poderia dar para terminar senão exagerasse. Era uma classificativa muito longa, com muitas zonas em que era necessário recorrer frequentemente à caixa e optámos por não correr riscos, pois estes oito pontos são muito importantes em termos de campeonato. Foi o meu melhor resultado no PWRC e estou muito satisfeito por isso. Penso que senão fosse o problema poderia ter ganho, ou pelo menos a luta seria até ao final, mas estou satisfeito e está a ser um excelente início de época”, explicou o português que corre com as cores da Galp no Mundial de Produção.
Com este resultado, o português subiu ao segundo lugar do campeonato e agora segue-se o Rali de Portugal. “Vamos preparar da melhor forma a próxima prova, onde estaremos a correr em casa e onde queremos estar na luta pela vitória. Sabemos que não será fácil, mas é esse o objectivo. O Mitsubishi Lancer Evo IX esteve mais uma vez excelente e só foi pena este problema na recta final. No asfalto fomos de longe os mais fortes e em terra conseguimos fazer jogo igual com os nossos adversários. Fomos a equipa que mais especiais venceu e por isso estamos confiantes que poderemos fazer um bom resultado em Portugal”, rematou o piloto apoiado pela TMN.
Classificação Final do PWRC:
1º Patrik Sandell/Emil Axelsson – Skoda Fabia S2000 com 5h10m11,3s
2º Armindo Araújo/Miguel Ramalho – Mitsubishi Lancer Evo IX a 18,3s
3º Nasser Al-Attiyah/Giovanni Bernacchini – Subaru Impreza N14 a 58,8s
Texto:Motoresmagazine.net